PTERÍGIO

O que é Pterígio?

O pterígio é uma alteração na conjuntiva ocular, membrana localizada sobre a parte branca do olho, que consiste no crescimento de tecido em direção à córnea. A lesão pode se manter pequena ou desenvolver-se até interferir na visão. O pterígio se localiza na fenda palpebral e é mais comum próximo ao nariz, devido à incidência solar ser maior deste lado, mas existem pterígios temporais (têmporas) e pterígios crescendo dos dois lados

Causas

As causas são ainda pouco claras. A condição aparenta estar associada com a exposição prolongada a radiação ultravioleta e poeiras. Aparentam também estar envolvidos alguns fatores genéticos. A condição é um tumor benigno. Entre outras condições de aparência semelhante estão pinguécula, tumor ou degeneração marginal da córnea.

Sinais e sintomas

Os principais sintomas do pterígio são ardor, vermelhidão e sensação de corpo estranho no olho. Geralmente afeta pessoas entre 20 a 49 anos, muito raro em pessoas abaixo de 15 anos.

Diagnóstico

O diagnóstico do pterígio é basicamente clínico e é importante estabelecer no início o diagnóstico diferencial com o pseudopterígio e a pinguécula, um nódulo amarelo e elevado que se forma na conjuntiva, mas que não invade a córnea.

Tratamentos

O tratamento do pterígio deve levar em conta a intensidade dos sintomas e o tamanho da lesão. Em alguns casos, o crescimento da membrana carnosa é lento e os sintomas pouco intensos. Então, o tratamento pode ser feito com pomadas oculares e colírios que auxiliam na lubrificação dos olhos e aliviam os sintomas, diz o especialista.

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PTERÍGIO”