MIOPIA

 O que é Miopia?

 Miopia é um erro refrativo da visão que causa dificuldades para enxergar de longe. É o erro refracional mais comum, que acomete cerca de 25% da população.

Devido a alguma característica ocular do paciente, a imagem não é formada corretamente na retina. É isso que faz com que a pessoa não consiga ver com nitidez, já que a retina é responsável por comunicar as imagens ao cérebro. A miopia grave aumenta o risco de descolamento de retina, cataratas e glaucoma.

Acredita-se que a causa subjacente seja uma combinação de fatores genéticos e/ou ambientais. Os fatores de risco incluem trabalho que envolva objetos próximos, maior permanência em recintos fechados e antecedentes familiares. .

Causas

 Essa alteração na curvatura da córnea ou no tamanho do globo ocular não tem uma explicação determinada pela ciência. É provável que seja genético, já que muitos pacientes tem histórico familiar desse problema. Também pode acontecer de o problema ser provocado provocado por algum trauma ocular, cirurgia nos olhos, coçar os olhos excessivamente.  Pessoas de origem brasileira, nativo-americana, do leste da ásia e hispânicos tem maior propensão a esse problema refrativo da visão.

Sinais e sintomas

As pessoas míopes tem muita dificuldade para enxergar com nitidez objetos mais distantes. Muitos pacientes apertam os olhos (fecham parcialmente) na tentativa de ver melhor. Também tendem a aproximar objetos do rosto para ler ou ver com mais nitidez. Dores de cabeça e fadiga ocular também são indicativos da presença dessa doença.

Os sintomas que mais são relatados e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes e a dificuldade de leitura em objetos que estão relativamente longe.

É frequente que nos primeiros estágios do problema, o indivíduo não se dê conta do inicio do problema na visão, já que a miopia tem dificuldade de ser percebida quando está em dioptria (grau) baixa. Por este motivo, há que comprovar-se, junto da visão turva, existe o pestanejar constante, o forçar para ler de longe, dores de cabeça ou tensão ocular.

 Diagnóstico

 O médico oftalmologista é o profissional indicado quando o assunto são problemas de vista. No consultório o médico efetuará exame clínico para identificar esse tipo de problema. Alguns exames que podem ser realizados para disgnóstico:

  • Exame de Refração,
  • Ceratometria ,
  • Topografia da córnea,
  • Teste de Acuidade Visual:

 Tratamento

 Assim como os demais erros refrativos da visão, a miopia pode ser tratada de várias maneiras, conforme a necessidade de cada paciente:
Lente de contato: São lentes corretivas que oferecem ao paciente melhor acuidade visual.  Podem ser rígidas ou flexíveis, descartáveis ou de uso prolongado, entre outras variações.
Óculos: São acessórios com lentes corretivas. Essas lentes tentam corrigir o efeito que a  anomalia no formato da córnea provoca à visão.

Cirurgua Refrativa: Existem alguns procedimentos cirúrgicos que podem corrigir a curvatura da córnea solucionando os erros refrativos da visão. Realizados com equipamentos de última geração, são procedimentos considerados de baixo risco cirúrgico.

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “MIOPIA”