ASTIGMATISMO

O que é ASTIGMATISMO:

 Astigmatismo é um tipo de erro refrativo em que o olho não consegue focar a luz na retina de forma uniforme.Isto faz com que a pessoa veja de forma distorcida ou desfocada a qualquer distância. Entre outros possíveis sintomas estão a fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir veículos durante a noite. Quando o astigmatismo surge na infância pode causar ambliopia.

Causas

 astigmatismo pode ser provocado por algum trauma ocular, alguma doença ou até mesmo em decorrência de alguma cirurgia ocular. Esse problema também pode ser uma herança genética, mas a ciência ainda não consegue explicar com exatidão as causas desse problema.

Sinais e Sintomas

 Os astigmatas (pessoas com astigmatismo) tendem a confundir símbolos visualmente parecidos, como por exemplo as letras “H”, “M” e “N”, número “8” com o “0”, entre outros. Também podem ocorrer vermelhidão nos olhos, fadiga ocular, dores de cabeça e outros sintomas:

  • Visão dupla
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Dor de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Visão borrada
  • Dificuldade para ler letras miúdas

Diagnostico

 O diagnóstico é feito com um exame ocular, que mapeia a superfície da córnea a fim de encontrar alguma curvatura na córnea. Existem três opções de tratamento: óculos, lentes de contato e cirurgia ocular. Os óculos são o tratamento mais simples, embora as lentes de contato ofereçam maior campo visual. A cirurgia refrativa altera de forma permanente a forma do olho.

Tratamento

 Assim como os demais erros refrativos da visão, o astigmatismo pode ser tratado de várias maneiras, conforme a necessidade de cada paciente:
Lentes de Contato: São lentes corretivas que oferecem ao paciente melhor acuidade visual.  Podem ser rígidas ou flexíveis, descartáveis ou de uso prolongado, entre outras variações.
Óculos: São acessórios com lentes corretivas. Essas lentes tentam corrigir o efeito que a   anomalia no formato da córnea provoca à visão.

Cirurgia Refrativa: Existem alguns procedimentos cirúrgicos que podem corrigir a curvatura da córnea solucionando os erros refrativos da visão. Realizados com equipamentos de última geração, são procedimentos considerados de baixo risco cirúrgico.

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ASTIGMATISMO”